Terça-feira, 07 de dezembro de 2021.

 

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) realizou nesta terça-feira (07.12) sua assembleia anual de associados e discutiu as metas de atuação para 2022.

Entre os objetivos da entidade estão a maior interação com o Congresso Nacional via Frente Parlamentar Mista do Biodiesel e biocoalizão parlamentar, articulação com outras entidades do agronegócio para defender o programa de incentivo à produção de biocombustíveis e ações para demonstrar ao governo a necessária retomada do cronograma de mistura do biodiesel ao diesel de petróleo que deveria estar em 13% e 14% a partir de março.

A assembleia recomendou o reforço das ações da Ubrabio junto ao governo e ao Congresso para que o presidente da República torne sem efeito a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que manteve em 10% o índice de mistura obrigatória do biodiesel ao diesel de petróleo para todo o ano de 2022.

O colegiado de associados reafirmou a necessidade de aperfeiçoamento das boas práticas em toda a cadeia de produção com o objetivo de melhorar a qualidade do biodiesel.

Também foi analisado na assembleia a tramitação dos vários projetos de lei no Congresso e que tratam da evolução da mistura do biodiesel ao diesel fóssil com evolução de 16% até 20%, o marco regulatório para a produção nacional de bioquerosene, os critérios para a o desenvolvimento e comercialização do diesel verde e diesel coprocessado.

Os associados da Ubrabio demonstraram preocupação com o novo modelo de comercialização previsto para vigorar a partir de janeiro, com o fim dos leilões, e as regras tributárias com a adoção das novas regras para a venda de biodiesel. A assembleia aprovou as formalidades estatutárias, a filiação de quatro novos associados e marcou uma nova assembleia para maio de 2022.

 

B100 BASF Bianchini S.A. Biofuga BioparBiopar Parecis Boeing Brejeiro   Curcas   Fiagril GEA Westfalia Separator do Brasil Industria de Centrifugas   Granol  Intecnial Linker Investimentos Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. Oleoplan OleoPlan Nordeste PalmaPlan  Potencial Biodiesel  RSB  TD New Energy TD New Energy TD New Energy