Quinta-feira, 14 de outubro de 2021.

Uma comitiva formada por representantes de cinco ministérios que compõem o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) visitou, nesta quinta-feira (14), a usina de biodiesel da Granol, em Anápolis, para conhecer a produção e todas as etapas do controle de qualidade deste biocombustível.

Recepcionada pelo gerente Corporativo de Engenharia da Granol, Anthero Pelloso, e pelo gerente do Complexo Industrial da unidade, Osmar Albertini, a comitiva conheceu todas as fases de produção do biodiesel, inclusive o laboratório responsável pelo controle de qualidade e certificação do biocombustível da companhia.

Organizada pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), a visita contou com a presença da secretária Especial de Articulação Social do Palácio do Planalto, Gabriele Olivi, do diretor de biocombustíveis do ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, do coordenador geral do programa de Etanol da pasta, Marlon Arraes, e do coordenador geral do Renovabio, Fabio Vinhado.

Da comitiva também fizeram parte o diretor da ANP, Dirceu Cardoso Amoreli Junior, a coordenadora de Qualidade dos Combustíveis do CPT, Edneida Caliman, o coordenador geral de cana de açúcar e agroenergia do Ministério da Agricultura, Cid Caldas, a coordenadora de Fomento e Energias Renováveis do MAPA, Viviane Silveira Anjos, e Rafael Ferraz, assessor do ministério da Economia.

Também estiveram na visita à Granol o coordenador geral de inovações e tecnologias setoriais do ministério de Ciência e Tecnologia, Rafael Menezes, o coordenador geral de Biodiesel e outros Biocombustíveis do MME, Renato Dutra, e Camila Martins, assessora do ministro da Infraestrutura, além do diretor executivo da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, João Hummel.

“O setor aplica um rigoroso sistema de controle de qualidade em toda a cadeia de produção, e não somente na fase de industrialização final. O processo de certificação do biodiesel ocorre na indústria”, lembrou o consultor da Ubrabio, Prof. Donato Aranda, durante sua explanação à comitiva governamental.

O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, ressaltou aos representantes do governo que a entidade defende o aperfeiçoamento do controle de qualidade em todas as fases da cadeia de produção, inclusive do diesel A produzido no Brasil e deste combustível fóssil importado. O CEO da Ubrabio cobrou o cumprimento de boas práticas para todos os elos da cadeia dos combustíveis definidas há vários anos pela ANP.

“Não temos que atrelar o uso dos combustíveis às máquinas e sim a qualidade de vida das pessoas. O biodiesel não é um fator determinante apenas pelo preço, mas pelas diversas vantagens que oferece à sociedade, macroeconômicas, ambientais e de saúde pública”, ressaltou Donizete.

Pioneira na produção de biodiesel no brasil, além de Anápolis o Grupo Granol tem unidades industrias em Porto Nacional (TO) e Cachoeira do Sul (RS) e produziu no ano passado quase 500 milhões de litros do biocombustível.