O diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, disse nesta quarta-feira (16) durante palestra na 30 Expoabra sobre Energia Renováveis que o biodiesel agrega valor ao agronegócio. Ele citou o exemplo do uso do óleo de soja como matéria-prima para a produção deste biocombustível, o que implica em mais esmagamento da oleaginosa e, em consequência, maior oferta e barateamento do farelo para a produção de rações animais.

“O Brasil é um fazendão que produz 130 milhões de toneladas de soja de alta qualidade, exporta 90 milhões em grãos com isenção total de impostos e não gera a renda adequada em benefício da população. A ampliação do uso biodiesel pode reverter este quadro porque exigirá mais esmagamento da soja para a obtenção de óleo, gerando emprego e renda em toda a cadeia produtiva”, disse Donizete.

Além da importância da soja para o biodiesel, Donizete ressaltou o aproveitamento de gorduras animais abatidos pelos frigoríficos na produção deste biocombustível, o que transformou em valor o que antes era rejeito e viabilizou segmento das graxarias. O CEO da Ubrabio lembrou que antes do biodiesel estas gorduras da limpeza das carnes nos frigoríficos e açougues se transformavam em desastres ambientais com o descarte inadequado dos restos de animais e hoje se transformam em energia liquida renovável.