A União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio) passou a contar, a partir deste mês, com mais um associado, o Grupo Cereal. Com instalações em Goiás e representantes em Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, o conglomerado solicitou autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para produzir biodiesel.

O grupo conta com 12 unidades armazenadoras localizadas no sudoeste goiano, além de transportadora própria para garantir agilidade no processo de originação dos grãos. Fundado por Evaristo Lira Barauna e sua esposa, Selma Jajah Barauna, o grupo Cereal nasceu em 1981, inicialmente como uma empresa corretora de cereais, insumos agrícolas e representação de sacaria.

Em 1994, o grupo deixou de atuar apenas como unidade armazenadora de grãos e iniciou suas atividades industriais, com a instalação da fábrica de soja desativada, produto novo lançado no mercado e primeiro grande desafio da empresa. Em 2001, o Grupo implantou sua unidade de nutrição animal, com uma moderna fábrica de ração para atender a demanda de ração para gado de corte e de leite, equinos, suínos, aves, além de produzir sal mineral e proteinados.

Dois anos depois, a Cereal inaugurou sua primeira unidade de esmagamento de soja, com capacidade de esmagamento de mil toneladas/dia. A indústria integrou o grupo ao seleto mercado de farelo de soja e de óleo degomado. Para acompanhar o crescimento do agronegócio e atender a demanda dos clientes, o grupo construiu, em 2014, sua segunda unidade esmagadora, com o dobro da produção e sistema de automação de ponta. Ao todo, a capacidade de esmagamento passou de 330 mil para 900 mil toneladas/ ano.

O grupo Cereal atua também no ramo de exportação (trade), pecuária de corte e pecuária de leite, granja independente de suínos, comércio em Barter (troca de insumos por grãos), adubação orgânica e está prestes a inaugurar a primeira Usina de Biodiesel de Rio Verde – cidade onde está situada a matriz do Grupo – um investimento de 60 milhões de reais, com capacidade inicial de 600 m³ de produção diária.

O grupo Cereal se prepara para o futuro, com ações de responsabilidade socioambiental. Além disso, utiliza como modelo de gestão, a Governança Corporativa, formada por um conselho de administração que integra profissionais experientes de mercado e agrega conhecimento e formação aos executivos da empresa.

Há quase 40 anos o grupo cresce com sustentabilidade, produz alimentos e energia para o mundo, agrega valor ao agronegócio, gera empregos e oferece suporte ao produtor rural, em todas as fases da cadeia produtiva.