28/09/2020-Representantes da Ubrabio estiveram em reunião com o Subsecretário de Ambiente de Negócios e Competitividade do Ministério da Economia (ME), Jorge Lima, nesta segunda-feira (28/09) para mostrar a importância do setor de biodiesel para a produção de alimentos, estímulo à industrialização e agregação de valor no país.

Participaram do encontro virtual representando a Ubrabio: o presidente, Juan Diego Ferrés; o diretor superintendente Donizete Tokarski; o diretor executivo Sergio Beltrão e o consultor técnico Donato Aranda. Também acompanharam o subsecretário do ME os técnicos: Gislaine Mendes, Marco Bastos e Adriana de Azevedo Silva.

“O biodiesel, assim como os demais biocombustíveis, é extremamente estratégico para a saída da pandemia e retomada da economia com a maior celeridade possível. Nós estamos produzindo hoje em torno de 7 bilhões de litros de biodiesel por ano e as externalidades se distribuem desde a descarbonização até o emprego de aproximadamente 500 mil trabalhadores no Brasil”, contextualizou o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.

Ferrés destacou a relação direta entre a produção de biodiesel e a oferta de farelo de soja para alimentar as cadeias produtivas de proteínas. Como a principal matéria-prima para o biodiesel é o óleo de soja, e a industrialização da soja gera 20% óleo e 80% farelo, quanto maior for a demanda por óleo para biodiesel, maior será a oferta de farelo para rações.

A maior oferta de farelo tende e reduzir o custo da produção de carnes, ovos, leites e outros derivados, argumentou o presidente da Ubrabio.

A reunião também teve como proposta iniciar as discussões para a propositura de uma política pública para o desenvolvimento da cadeia produtiva do diesel verde e do bioquerosene.

O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, explicou que o tema esteve em consulta pública na ANP e o governo inicia esta semana uma análise de como esses novos biocombustíveis podem ser inseridos na matriz de combustíveis, de forma harmônica com os demais biocombustíveis.

Outro tema abordado foi a busca de alternativas para a disponibilidade de matéria-prima para produção de biodiesel. Com a forte demanda da China pela soja brasileira, a indústria nacional tem tido dificuldades em adquirir o produto. A Ubrabio tem discutido com o governo soluções para equilibrar essa questão de oferta e demanda e garantir o abastecimento nacional de biodiesel.