12/06/2019 – A Embraer-X, subsidiária da fabricante brasileira de aeronaves, apresentou nesta terça-feira (11), em um evento em Washington, nos EUA, o novo conceito do veículo voador elétrico que desenvolve desde 2017 para equipar um sistema de tráfego aéreo para a Uber.

A empresa de transportes informou que prevê para 2020 os primeiros voos testes do transporte urbano aéreo em duas cidades dos Estados Unidos, sendo em Dallas e Los Angeles; e também em Melborne, na Austrália. Não foi divulgado se o protótipo testado será o produzido pela Embraer-X.

A fabricante brasileira fez a apresentação do projeto durante um evento promovido pela Uber para discutir o transporte aéreo urbano do mundo no futuro.

Além da Embraer, outras companhias estrangeiras trabalham no projeto de ‘carros voadores’ para Uber. A intenção é que em 2023 esses veículos passem a trafegar comercialmente no modelo que será chamado de ‘Uber Air’.

Novo design
Neste ano, a Embraer X apresentou uma evolução do design do carro-voador, diferente do formato apresentado inicialmente em 2018 em outro evento nos EUA. (veja comparação acima)

Fisicamente, as principais diferenças são que o novo prevê duas asas (antes era uma só) e dois rotores de propulsão horizontal (antes tinha um). As quatro hélices no topo deram lugar a oito menores.

O ‘carro-voador’ foi planejado para o transporte de até quatro passageiros e um piloto – embora seja concebido para ser um veículo autônomo. O design considera acessibilidade a cadeirantes e carrinhos de bebê.

As mudanças ocorrem depois de simulações computadorizadas, testes em cabine de tamanho real e avaliação de sistemas para identificar as necessidades reais do modelo. Aspectos como requisitos para certificação aeronáutica e de segurança também foram considerados.

O valor do produto no mercado não foi divulgado, nem informações sobre a produção em série. Equipes da Embraer trabalham no desenvolvimento do ‘carro voador’ em Boston, na Florida, no Vale do Silício e em São José dos Campos (SP).

Fonte: G1