Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com o apoio da Polícia Rodoviária, realizam nesta terça-feira (11), uma ação de fiscalização dos veículos movidos a diesel. Serão 42 pontos simultâneos, das 9h às 14h, distribuídos em todo o Estado.

Em 40 locais será utilizada a Escala de Ringelmann, que compara a densidades da fumaça emitida com os padrões de cinza impressos na escala. Essa fiscalização ocorre com o veículo circulando, sem a necessidade de parada.

Em dois pontos, Rodoanel Oeste e Sorocaba, além da fiscalização com a Escala de Ringelmann, haverá abordagem de caminhões para a fiscalização de fumaça com opacímetro, que capta a fumaça emitida por meio de uma sonda introduzida no escapamento, enviando os gases para uma câmara dotada de uma fonte de luz e um receptor onde a fumaça é analisada, além do ARLA32, que é um reagente químico composto por 32,5% de ureia de alta pureza, que ao ser misturado ao diesel reduz a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape dos veículos. A checagem deste componente é feito por um equipamento chamado de refratômetro ou pela adição de uma substância no produto que altera a sua cor, deixando-o azulado se for original.

Durante o inverno, a Cetesb intensifica a fiscalização de veículos movidos a diesel. Paralelamente, a empresa promove campanhas educativas com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a importância da manutenção do veículo para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, especialmente, no período mais seco do ano.

A multa para quem for flagrado com o veículo em condições irregulares é de R$1.591,80, que pode dobrar em caso de reincidência no período de um ano.

Fonte: Destak Jornal