No dia 16 de setembro é celebrado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas no ano de 1994. A data é um marco para encorajar a adoção de normas e práticas que preservam o meio-ambiente regional e globalmente.

Preocupada com os impactos ambientais e prezando a sustentabilidade em seus produtos e ações, a BASF, líder química mundial, é também líder no desenvolvimento e comercialização do dispositivo mais importante no combate à poluição já inventado: o catalisador. Com a função de transformar os gases tóxicos expelidos após a queima do combustível em compostos não prejudiciais, o dispositivo passou a ser obrigatório em veículos a gasolina, flex fuel e diesel em 1992.

A BASF já ultrapassou a marca de 13 milhões de catalisadores produzidos no Brasil. As peças contribuíram para que carros, motos e caminhões deixassem de lançar no ar mais de 35 milhões de toneladas de poluentes, como o monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx). Sem ele, a qualidade do ar nas cidades seria muito pior do que é hoje.

Além disso, a BASF investe na fabricação de tintas que levam água no lugar do solvente em sua composição – as chamadas tintas à base de água – que apresentam baixo índice de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), elementos que causam danos à camada de ozônio. As tintas à base de água da empresa são disponibilizadas para o setor automotivo e pela Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder do segmento Premium.

Outros produtos da empresa que também reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera são o Ucrete®, um piso de alto desempenho com tecnologia que possui baixos níveis de emissões de gases e propriedades não contaminantes e a linha MasterGlenium® de aditivos para concreto, que também resulta na redução das emissões de CO2 e na preservação de recursos naturais.

Gases poluentes não são responsáveis somente pela destruição da camada de ozônio, mas causam problemas à saúde, ao clima do planeta e ao meio ambiente de maneira geral. Dessa forma, é essencial que a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente seja cada vez maior. Nesse Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, portanto, a BASF ressalta a importância de oferecer soluções menos agressivas e poluentes para a atmosfera e para o meio ambiente como um todo.