A Embrapa e o Sebrae promovem nos dias 7 e 8 de novembro de 2018 o IV Workshop Nichos para o Setor Agroindustrial, no Sebrae de Fortaleza (CE). Nos dois dias de evento acontecerão Rodadas de Negócios Tecnológicos, com o objetivo de apresentar para as empresas inscritas novas soluções tecnológicas para o mercado nacional e regional, fomentando oportunidades de novas parcerias e negócios.

Um conjunto de soluções desenvolvidas pela Embrapa Agroenergia (Brasília, DF), na área de biotecnologia industrial, será apresentado às empresas inscritas no evento. Essas soluções têm aplicações diversas no setor produtivo, e contemplam as áreas de alimentação e saúde humana e animal, fármacos, cosméticos, energia renovável por biomassa, pigmentos e essências para a indústria química.

A atuação da Embrapa em biotecnologia é extensa, com soluções que abrangem desde a modificação de microrganismos até o uso de ferramentas avançadas para edição gênica, modificação de rotas metabólicas e síntese de compostos para o processamento sustentável e de interesse comercial. Na área de biotecnologia industrial a empresa trabalha na produção de produtos químicos, biomateriais, bioativos e biocombustíveis.

A Embrapa Agroenergia estará um conjunto de ativos durante a rodada de negócios incluindo uma cana-de-açúcar geneticamente modificada que para maior digestibilidade da parede celular visando melhorar seu pré-tratamento em processos de obtenção de biocombustíveis; nova estirpes de fungos filamentosos produtores de complexo enzimático eficiente para hidrólise de cana pré-tratado por explosão a vapor; cepas de microalgas capazes de crescer de produzir biomassa com alta produtividade e, efluentes como vinhaça e CO2 e as além de cepas halófitas produtoras de betacaroteno. Por último, também estarão em negociação processos fúngicos e enzimáticos destoxificação e enriquecimento de biativos em tortas de sementes de algodão para alimentação animal, e uma formulação de liberação lenta de semioquimicos para controle de pragas à base de lignina kraft.  Esses ativos fazem parte da vitrine de tecnologias da unidade.

Conheça mais sobre esses e outros ativos tecnológicos no site embrapa.br/agroenergia e veja como fazer negócio com a Embrapa Agroenergia.

A pesquisadora Patrícia Abdelnur, participará do evento aonde apresentará em forma de pitch as tecnologias em desenvolvimento e fará também prospecções para Unidade Embrapii Bioquimica de Renováveis da Embrapa Agroenergia.

Conheça mais sobre a unidade Embrapii e os mecanismos de cofinanciamento de projetos de inovação (cocriação ou codesenvolvimento) aqui.

Atuação da Embrapa em Nichos de Mercado

A atuação em Nichos de Mercado para o setor Agropecuário brasileiro é um dos grandes desafios da Embrapa e do Sebrae. Atuando em conjunto, essas instituições buscam desenvolver soluções tecnológicas e modelos de negócios para segmentos de mercado diferenciados, com demandas e padrão de consumo específicos. Muitos nichos de mercado agropecuários acompanham grandes tendências globais, que se diferenciam pela qualidade, certificação e rastreabilidade de alimentos, modo de produção e de processamento, sustentabilidade ambiental, entre outras características somadas à diversidade de consumo.

Desde 2014, a Embrapa vem promovendo o workshop de nichos de mercado com rodadas de negócios com o objetivo de apresentar ao setor agropecuário a atuação da Empresa e seus ativos. Nesta quarta edição do evento teremos a apresentação de cerca de 50 soluções tecnológicas da Embrapa nas rodadas de negócios nos segmentos de Alimentos, Biológicos, Biotecnologia, Nanotecnologia e Ornamentais.

O IV Workshop contará também com painéis sobre temas de impacto para o setor agroindustrial, envolvendo palestrantes de expressão nacional e regional no debate sobre tendências de mercado, políticas públicas, potencialidades e gargalos legais e tecnológicos para nichos do setor. A programação inclui rodadas de negócios tecnológicos, visitas técnicas e apresentação de casos de sucesso de produtos, processos e serviços resultantes de soluções tecnológicas que foram inseridas no mercado.

Serviço

Evento: IV Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial

Período: 7 e 8 de novembro de 2018

Local: Sebrae de Fortaleza (CE), situado à Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza/CE.

Site do evento

Faça sua inscrição

Acesso ao Portfólio de ativos para o evento

Fonte: Embrapa Agroenergia