O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, defendeu nesta terça-feira (29/05) a comercialização direta de biodiesel puro entre produtores e consumidores. O objetivo é viabilizar imediatamente misturas B20 e B30 voluntárias sem a necessidade de utilização da sistemática de leilões bimestrais e ampliar a oferta de combustíveis diante dos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros.

Tokarski participou da Comissão Geral sobre os preços dos combustíveis no Brasil, realizada no Congresso Nacional, com o objetivo de debater soluções para a crise deflagrada na última semana. “O biodiesel, o etanol, o biometano e em breve o bioquerosene nos fornecem segurança energética associada às várias indústrias instaladas em todo o Brasil”.

Segundo Tokarski, a desvalorização do real e as sucessivas altas no preço do petróleo e nas importações de diesel, somadas à falta de previsibilidade, fazem com que a defesa do RenovaBio se faça ainda mais importante.

“O RenovaBio estabelece a possibilidade de chegarmos a 2028 com no mínimo 20% de biodiesel no diesel obrigatório. Estamos diante de uma situação grave, em que algumas indústrias de biodiesel já deixam de operar por conta dessa necessidade de previsibilidade. Enquanto isso, o país está subsidiando diesel fóssil, quando poderia estar estabelecendo o avanço da mistura obrigatória de biodiesel para 11% no ano que vem”, argumentou.

De acordo com o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP), o biodiesel já é nacionalmente mais barato que o diesel. “Principalmente no Centro-Oeste e no Sul do país, onde a diferença de preços é maior, ele chega a ser R$ 0,50 mais barato que o diesel. Isto é mais do que os 46 centavos de redução do governo, que custarão 9,5 bilhões ao país”.

Gussi, que é presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, explicou ainda que a medida do governo para reduzir o diesel se fez necessária diante do cenário que instaurou no país, mas lembrou que, se o RenovaBio tivesse sido pensado anos atrás, o país não estaria passando por esta crise.

A previsibilidade para o setor de biocombustíveis também foi defendida pelo deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), que citou o desenvolvimento gerado pelo setor de biodiesel e elogiou o RenovaBio.

Externalidades

Segundo Tokarski, o Brasil exporta hoje mais de 70 milhões de toneladas de soja em grão, sem arrecadar tributos sobre isso, enquanto a indústria de biodiesel poderia estar produzindo muito mais para aumentar sua participação no mercado nacional.

“O biodiesel reduz as emissões de gases de efeito estufa e poluentes, gera empregos e renda no interior do país. Além disso, há estabilidade do preço, porque os leilões para aquisição do produto são bimestrais e é mais barato que o diesel fóssil. Os biocombustíveis são a cara do Brasil”.