Recolher o óleo de cozinha usado para transformar em biodiesel. Esta é a proposta do MOVER – Meu Óleo Vira Energia Renovável, um projeto desenvolvido em Brasília, fruto da parceria entre a Embrapa Agroenergia, a Caesb (empresa de saneamento) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

Quando descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode gerar diversos prejuízos às redes de esgoto, além de poluir água potável. Ao destinar esse passivo ambiental para a produção de energia renovável, vários problemas são resolvidos de uma só vez, já que o país vem aumentando a produção e consumo de biocombustíveis e a diversificação de matérias-primas é uma demanda do setor energético.

A proposta do MOVER será apresentada na próxima segunda-feira (26/03), no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, pela Caesb, durante o evento “A Transformação pela Bioeconomia”. O encontro, aberto ao público, é organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Brasília e pela Embrapa e contará com apresentações de outros três projetos: Projeto Bem Diverso, Projeto Maracujá Pérola do Cerrado e Uso do Feromônio Sexual do Percevejo da Soja.

Serviço:

A Transformação pela Bioeconomia

Quando: 26 de março (segunda-feira), às 8 horas

Onde: Auditório do Sebrae Nacional – SGAS 605