AUTORES: Fergunson Antônio Gomes Peres de Souza (DEG/UFLA, fergunson11@gmail.com), Saulo Kirchmaier Teixeira (DEG/UFLA, saulokirchmaier@gmail.com), Arnon de Castro Oliveira (DEG/UFLA, oliveiraarnon@gmail.com), Carlos Henrique dos Santos Fonseca (DEG/UFLA, carloshenriquedsf@hotmail.com), Pedro Castro Neto (DEG/UFLA, pedrocn@deg.ufla.br), Antônio Carlos Fraga (DAG/UFLA, fraga@dag.ufla.br)

RESUMO: Sabe-se que um dos maiores desafios que os agricultores enfrentam é o armazenamento de sementes. Existem muitos fatores que influenciam na qualidade final do produto. Luminosidade, temperatura, umidade e umidade relativa são exemplos de condições que podem prejudicar a qualidade até das melhores sementes, caso cuidados não sejam tomados. A mamona é uma oleaginosa utilizada em larga escala no processo de produção do biodiesel, no entanto a escassez e a baixa qualidade das sementes encontradas no mercado tem sido o maior entrave à expansão dessa cultura. O seguinte trabalho propõe uma solução barata para o pequeno produtor, desenvolver um único sistema que monitore temperatura e umidade relativa do ar, com a possibilidade de enviar alertas caso alguma dessas condições esteja fora do desejado.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 1, p. 385