Os representantes da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) Pedro Scorza (diretor de Biocombustíveis de Aviação) e Donizete Tokarski (diretor superintendente) participaram do encontro para integração de medidas relacionadas ao consumo de combustíveis de baixo carbono que reuniu líderes mundiais do setor empresarial.

Mediada pelo embaixador mundial do movimento below50, Gerard Ostheimer, a reunião aconteceu neste domingo (12/11), na Bonn Zone, Alemanha, onde ocorre a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP 23.

Representantes de empresas e entidades dos EUA, Alemanha, Holanda, Austrália e Brasil (representado pelo CEBDS, conselho empresarial do qual a Ubrabio é integrante) discutiram as barreiras de expansão do uso de combustíveis de baixo carbono e as formas de incentivo. Segundo o diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, a discussão abordou diferentes pontos de vistas, desde o sistema de mandatos até a valoração direta da redução da pegada de carbono dos combustíveis.

“As empresas no Brasil criam programas de descarbonização complexos e de difícil implantação. A Ubrabio propõe o uso imediato de biodiesel nas frotas para acelerar o cumprimento pelas empresas das metas estabelecidas no Acordo do Clima. Estamos à disposição para orientação do uso de biodiesel além da mistura obrigatória destacando que está totalmente regulamentado pelos órgãos governamentais”, destacou Donizete Tokarski.

Sobre a Ubrabio

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem fins econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

No dia 14 de novembro, a Ubrabio participa, no Espaço Brasil da COP 23, de um evento para tratar do papel do biodiesel e bioquerosene na NDC Brasileira e no RenovaBio, promovido pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FrenteBio).

Sobre o CEBDS

Primeira instituição no Brasil a falar em sustentabilidade dentro do conceito do Tripple Bottom Line, que norteia a atuação das empresas a partir de três pilares: o econômico, o social e o ambiental, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é referência na vanguarda da sustentabilidade tanto para as empresas quanto para parceiros e governos.

O CEBDS reúne hoje cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do Brasil, com faturamento de aproximadamente 40% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos, e é reconhecido como o principal representante do setor empresarial na liderança de um revolucionário processo de mudança.

Leia também

CNPE aprova antecipação do B10 para março