No dia 19 de outubro ocorrerá, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília, o Encontro Internacional Eficiência Energética e Educação, evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a CNT e com o ITL (Instituto de Transporte e Logística).

O encontro tem o objetivo de debater e compartilhar estratégias eficazes para a eficiência energética no Brasil e no mundo. Serão abordados temas como as ações de eficiência energética com foco no setor de transporte brasileiro, o panorama internacional das ações de eficiência energética e o Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do SEST SENAT.

A iniciativa é resultado de um acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo).

Por meio dessa cooperação também será viabilizada, no SEST SENAT, a oferta de cursos com certificação internacional sobre eficiência energética. Para isso, o NRCan capacitará instrutores do SEST SENAT, que também serão certificados internacionalmente. A capacitação ocorrerá em workshops que antecederão o encontro internacional.

As novas qualificações terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é capacitar os trabalhadores do setor para atingir melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros.

Economia de combustível

Dados da Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas mostram, por exemplo, que somente o treinamento de motoristas de caminhão pode gerar 12% ou mais de economia de diesel. O gasto com combustível representa cerca de 30% a 40% do custo operacional do transporte rodoviário de cargas.

Despoluir

Para promover o desenvolvimento da atividade transportadora de forma sustentável e economicamente viável, a CNT e o SEST SENAT realizam, há 10 anos, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. A iniciativa trabalha com diferentes projetos, em parceria com transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas, usuários do transporte e sociedade.

As ações do programa proporcionam redução de custos, aumento da eficiência operacional, geração de novas oportunidades de negócios e, principalmente, qualidade de vida para os trabalhadores do transporte.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Despoluir.