Um estudo publicado no Journal of Environmental Research mostra uma análise comparativa entre tabagismo e a vida próxima a ruas movimentadas, como avenidas e rodovias. Os resultados são espantosos.

A equipe de cientistas holandeses constatou que morar próximo de ruas movimentadas é tão prejudicial à saúde quanto fumar 10 cigarros por dia. Ou seja, o lugar que você mora pode contribuir ativamente com as chances de você desenvolver doenças cardíacas e pulmonares.

Um perigo conhecido

Os autores do estudo comparam os efeitos da poluição ao tabagismo para que as pessoas consigam entender a gravidade do problema. Para o público em geral pode ser uma verdade reveladora, mas para os políticos nem tanto. De fato é mais fácil proibir o fumo do que a poluição do ar pelos automóveis.

Um outro estudo britânico adverte que a poluição do ar mata 40.000 pessoas por ano. Já outros estudos no passado também mostraram que a poluição do ar próxima às rodovias é tão prejudicial para o coração quanto a obesidade, aumentado os riscos de hipertensão arterial.