Nesta quarta-feira (9), foram lançadas duas publicações apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): “Estratégias de Inovação como Vetor de Desenvolvimento do Brasil: políticas públicas para parques tecnológicos e incubadoras de empresas” e “Armazenagem e Uso de Biodiesel: problemas associados e formas de controle”. O evento aconteceu na sede do MCTIC, em Brasília (DF).

De acordo com o coordenador-geral de Serviços Tecnológicos do MCTIC, Jorge Mario Campagnolo, um dos desafios a serem enfrentados pelos parques tecnológicos e incubadoras de empresas é o desenvolvimento de ambientes propícios para a promoção de uma cultura de empreendedorismo inovador. Além disso, ele defendeu o incentivo à cooperação entre as empresas e as universidades.

Já o livro “Armazenagem e Uso de Biodiesel: problemas associados e formas de controle” é fruto de uma parceria entre o MCTIC, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel que tem por objetivo apresentar soluções de problemas relacionados à cadeia produtiva do biocombustível, além de agregar conhecimento e fortalecer a literatura técnico-científica da área. O principal desafio a ser superado, segundo a publicação, é a formação indesejada de borras durante a estocagem do composto. A obra apresenta técnicas para superar este problema.