A Embrapa Agroenergia está selecionando um bolsista de pós-doutorado para atuar em Brasília/DF, com pesquisas relacionadas ao processo produtivo e ao controle de qualidade do biodiesel. O centro de pesquisa procura um profissional com doutorado em Química e experiência em catálise.

A bolsa, oferecida com recursos da Capes, tem valor de R$ 4.100 por mês e duração de 18 meses. É desejável que o contratado tenha conhecimento de técnicas analíticas como cromatografia, espectrometria e emissão atômica.

Duas linhas de pesquisa lideradas pela pesquisadora Itânia Soares estão diretamente relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido pelo bolsista. O primeiro é a produção de biodiesel com óleos ácidos, como o de dendê, utilizando catálise heterogênea – essa rota visa obter biodiesel de matéria-prima ácida, em uma única etapa. O segundo é o controle de qualidade do biodiesel e mistura diesel/biodiesel, analisando amostras obtidas desde a usina até o posto de combustíveis e testando aditivos que possam controlar a degradação do combustível.

Os interessados na bolsa devem enviar o currículo lattes até 16/09/2016 para o e-mail: itania.soares@embrapa.br