A produção nacional de biodiesel somou 1,6 bilhão de litros nos primeiros cinco meses de 2016, queda de 2,4% em relação a igual período de 2015, informou nesta sexta-feira, 15, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em nota, a Abiove afirmou que esse resultado reflete, principalmente, a retração na atividade econômica do País, que é sentida de forma direta no consumo de combustíveis, especialmente o de diesel B (mistura de diesel mineral e biodiesel), usado no transporte de cargas.

A região Centro-Oeste respondeu por 44% de todo o biocombustível fabricado, seguida das regiões Sul (38%) e Nordeste (8%). O óleo de soja representou 78% de todo o biodiesel fabricado em território nacional, seguido das gorduras animais (18%) e do óleo de algodão (1%).

Para atender a essa participação de 78%, foram destinadas, nesse período, cerca de 1,5 milhão de toneladas de óleo de soja para a produção de biodiesel. Na média do primeiro semestre, o preço do biodiesel pago às usinas ficou em R$ 2,47 por litro.