Em março de 2016, a produção de biodiesel no Brasil atingiu 321 mil m³, patamar estável em relação ao mês anterior. O registro mensal tem como base dados preliminares das entregas dos leilões promovidos pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP). No acumulado do ano, até o momento, o biodiesel produzido totalizou 892 mil m³, segundo a edição nº 98 do Boletim dos Combustíveis Renováveis. A publicação é elaborada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

A capacidade instalada do biodiesel autorizada a operar comercialmente em março de 2016 alcançou 7.243 mil m³/ano. Desse total, 91% são referentes às empresas detentoras do Selo Combustível Social. Nesse período, 49 unidades estavam aptas a iniciar operação comercial, sendo que 38 detinham o Selo Combustível Social.

Com registro de 44,5% de participação, a região Centro-Oeste liderou a produção de biodiesel no cenário nacional, no mês de fevereiro. Já a região sul foi responsável por 36,9% do produto, seguida pelo nordeste, que produziu 8,3% do biodiesel. As regiões sudeste e norte representaram, respectivamente, 7,8% e 2,5% da soma.

De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), até fevereiro de 2016, a participação das matérias‐primas utilizadas na produção de biodiesel contou com 73,7% de soja, 18,9%de gordura bovina e 1,3%foi proveniente do algodão, como matérias-primas.