A cidade praiana capital do Rio Grande do Norte será o ponto de encontro entre profissionais e estudantes do Brasil e do mundo da área científica, para discutir questões e desafios relacionados aos biocombustíveis desenvolvidos a partir de microalgas

Natal não é só um ponto turístico com praias exuberantes, essa região potiguar também apresenta condições propícias para a produção de matérias-primas para geração de energia renovável e limpa.

E é seguindo esse viés que entre os dias 16 e 18 de novembro, pesquisadores da área estarão reunidos no 3° Simpósio Brasileiro do Potencial Energético das Microalgas, sediado no Praiamar Natal Hotel & Convention para discussões a respeito da questão da matéria-prima na produção de biocombustíveis no País.

“A região Nordeste do País se mostra muito promissora para o desenvolvimento do biodiesel, justamente porque apresenta um alto nível de irradiação solar distribuída ao longo de todo o ano”, ressalta o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Bruno Brasil, que estará apresentando no evento pesquisas promissoras nessa área. Além disso, salienta, que na costa marítima há disponibilidade de água salgada e salobra para o cultivo de microalgas.

Durante o Simpósio, Bruno Brasil, irá participar e apresentar resultados de trabalhos científicos referentes ao aproveitamento de um importante resíduo de usinas sucroenergéticas, ou seja, a vinhaça, para o cultivo de microalgas nativas que tenham potencial para a produção de biocombustíveis.

Em Brasília, Bruno Brasil tem desenvolvido ao longo dos últimos anos projetos que visam desenvolver microalgas geneticamente modificadas para a produção de enzimas utilizadas na conversão da celulose da palha e do bagaço-de-cana em etanol de 2ª geração. Esse projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto com as unidades da Embrapa: Pantanal (Corumbá – MS), Amazônia Oriental (Belém – PA) e Suínos e Aves (Concórdia – SC).

O Simpósio

De acordo com o cientista da Embrapa, o evento é de suma importância para os profissionais que desenvolvem pesquisa nesse segmento. “Trata-se de um evento nacional com calendário regular que se dedica exclusivamente à temática de produção de energia e bioprodutos a partir de microalgas”, diz Bruno.

Sendo assim, a expectativa é de que haja uma expansão tanto dos conhecimentos na área, quanto dos aspectos relacionados ao meio ambiente – incentivando e auxiliando a comunidade científica com relação a decisões de políticas públicas a serem tomadas visando a produção de biocombustível, bem como a redução de impactos ambientais pelo tratamento de efluentes da cadeia.

O pesquisador diz ainda que o Simpósio será muito importante para mostrar e debater o andamento dos trabalhos dos principais grupos de pesquisa que atuam no Brasil. Adicionalmente, parcerias estratégicas com empresas privadas do setor poderão ser iniciadas.

Confira a programação do evento: www.algasenergia.com.br, e visite também o site da Embrapa www.embrapa.br para conhecer as pesquisas desenvolvidas pela empresa.