Objetivo é estimular o uso do combustível produzido na região; Resolução do CNPE autoriza o uso de misturas de biodiesel superiores ao B7 (7% de biodiesel)

Com o objetivo de estimular a adoção de misturas superiores de biodiesel ao diesel fóssil, a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) vai mobilizar as entidades representativas de produtores rurais (federações da agricultura, cooperativas e produtores com grande consumo de diesel) para utilizarem imediatamente o B30 (30% de biodiesel adicionado ao diesel fóssil), em máquinas e implementos agrícolas.

As reuniões vão acontecer em Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. A agenda de reuniões está sendo definida, e vai começar por Cuiabá-MT. A Ubrabio está disponível para articular com as entidades interessadas.

“Além da vantagem econômica, os produtores poderão utilizar nas máquinas e veículos um combustível produzido na região, valorizando o negócio local”, explica Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio.

Aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), na última semana (14), a Resolução n° 03 de 21/09/2015, autoriza a comercialização e o uso voluntário de misturas de biodiesel ao óleo diesel em quantidade superior ao percentual obrigatório, atualmente em 7% (B7).

Isso significa que estes grandes consumidores, que compram combustível diretamente de distribuidoras, podem usar mais biodiesel, levando em conta a viabilidade econômica, já que o biocombustível está mais barato que o diesel fóssil em diversas regiões do país.

Em reunião ontem com o presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) e Ubrabio, a diretora geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Magda Chambriard, explicou que será produzido um ato para desburocratizar o processo para o uso do B30.

Antes, era necessário que o produtor interessado em usar o B30 em seus tratores, por exemplo, solicitasse uma autorização à Agência. Agora, basta apresentar a demanda à distribuidora, que poderá adquirir o biocombustível nos leilões bimestrais realizados pela ANP para comercialização do biodiesel.

Produzido a partir de óleos vegetais e gorduras animais e residuais, o biodiesel é um combustível renovável alternativo ao diesel fóssil, cuja produção está concentrada no litoral brasileiro. Já no caso do biodiesel, atualmente, existem mais de 50 unidades produtoras distribuídas pelo território nacional, especialmente nas regiões centro-oeste e sul.

Vantagens

Além de ser um combustível renovável que gera benefícios ambientais, o biodiesel também agrega valor aos produtos agrícolas e promove a inclusão tanto de grandes produtores como da agricultura familiar.

A ampliação da produção e uso do biodiesel estimula o processamento interno da soja, por exemplo. O Brasil exporta mais da metade da sua produção de soja em grão. Ao processar a oleaginosa internamente, o país gera emprego e renda.

Leia também:

Uso de biodiesel em teor maior que o obrigatório depende do mercado consumidor

Governo autoriza ampliação de mistura de biodiesel ao diesel fóssil

Comissão Especial do Desenvolvimento analisa aumento da mistura de biodiesel no Brasil