Buscando reunir pesquisadores e profissionais interessados no tema ou que já trabalham com ele, a Embrapa Agroenergia realizará, no dia 14 de dezembro deste ano em Brasília, uma Reunião Técnica em Metabolômica que contará com pesquisadores de universidades e empresas do Brasil e do exterior. O evento focará em instrumentação e técnicas baseadas em espectrometria de massas utilizadas em metabolômica, bem como estudo de casos e aplicações dessa metodologia em microrganismos e plantas.
O metaboloma é a composição de todas as pequenas moléculas presentes em um organismo e a tecnologia voltada para o fornecimento de uma visão geral, compreensiva, qualitativa e quantitativa dos metabólitos presentes em um organismo é denominada metabolômica.
Metabolômica é um termo recente e que vem sendo muito utilizado nesta era “OMICs”, de genômica, transcriptômica, proteômica, dentre outras. Os experimentos de metabolômica fornecem resultados únicos para melhorar a compreensão das informações biológicas relacionadas ao metaboloma e mais comumente à genômica funcional, ou seja,  à compreensão dos sistemas biológicos e dos genes e substâncias envolvidos nas vias metabólicas.
Para ressaltar a importância e relevância do tema, uma sociedade de Metabolômica foi criada em 2004 (Metabolomics Society), e em 2005 ocorreu o primeiro encontro da sociedade no Japão. A partir de 2008 foi criado um grupo para realizar o Workshop em Metabolômica no 56th ASMS Conference on Mass Spectrometry and Allied Topics, o maior congresso de espectrometria de massas do mundo, que na sua 59ª edição, em 2011, contou com aproximadamente 6500 participantes.
A cada ano, o número de conferências e de participantes nesta área aumenta, indicando o maior interesse no tema, no decorrer dos anos. Este ano, o 27th Asilomar Conference on Mass Spectrometry teve como tema, pela primeira vez, Metabolomics, e a reunião específica reuniu cerca de 120 participantes de diferentes partes do mundo.  Considerando que a Embrapa Agroenergia tem interesse em iniciar trabalhos nesta área tão promissora, uma pesquisadora da Unidade, em setembro de 2011, em Pacific Grove, Califórnia, Estados Unidos da América.
Várias palestras orais e apresentações em pôster foram realizadas, todas de elevado nível, mostrando o potencial da técnica e os principais desafios. Alguns dos palestrantes desse evento estarão, também, participando do workshop em Brasília.