No dia 1º de outubro, Maceió, sedia o V Seminário Alagoano do Biodiesel, que será realizado durante a Feira do Empreendedor 2011, das 09h às 16h, na Faculdade Integrada de Tiradentes (Fits). O evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e informações sobre a produção do biodiesel, avaliando alternativas mais sustentáveis dentro de uma ideia técnica, científica, econômica, social e política.
O evento é uma oportunidade para produtores rurais de mamona, universitários e empresários do setor de química conhecerem as novidades sobre o bicombustível em Alagoas e no Brasil. Na ocasião serão abordados temas que envolvem as experiências de estados como o Ceará, que já trabalha com a produção de mamona e possui uma Cooperativa de Produção de Agricultura Familiar de Bicombustíveis, a Cooperbio. As palestras discutirão ainda assuntos que envolvem a coleta de óleo, as refinarias de óleo da mamona e as perspectivas dessa cultura no nordeste brasileiro.
De acordo com Giulianna Cavalcante, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae Alagoas, o seminário vai apresentar também outras fontes alternativas de bicombustíveis menos poluentes e renováveis como o óleo residual ou de cozinha. “Esse evento é uma oportunidade de expor as alternativas de fontes renováveis, como agregação de renda, trazendo novidades de todo o Brasil a exemplo do Ceará, que é um grande produtor de mamona no nosso país”, explicou Giulianna.
O Seminário é realizado pelo Sebrae Alagoas, Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Governo do Estado.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail carteiradaindustria@al.sebrae.com.br ou na sede do Sebrae. Mais informações pelo 4009.1699 / 1733
print