O vice-presidente Administrativo da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Pedro Granja, foi nomeado presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB), pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, na última quinta-feira (20).

Vinculada ao MAPA, a Câmara têm por finalidade propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro relacionadas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB, e é composta por representantes de entidades públicas e privadas.

A presidência da Câmara Setorial foi exercida, nos últimos três anos, pelo então presidente da Ubrabio, Odair Klein, que teve que se afastar dos cargos para assumir a diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A próxima reunião da CSOB acontece na segunda semana de setembro (08/09), no MAPA, e tem como pautas a apresentação do Grupo de Trabalho para Acompanhamento de disponibilidade de matéria-prima e a revisão da Agenda Estratégica para Oleaginosas e Biodiesel (2010/2015), para o período de 2015 a 2020, entre outras.

Perfil do presidente

Formado em Medicina Veterinária, Pedro Granja é diretor Industrial da Fiagril, empresa associada à Ubrabio, com fábrica de biodiesel localizada em Lucas do Rio Verde/MT. Granja atua no setor de agronegócios há 15 anos, tendo participado da implantação da Brasil Foods (BRF), antiga Sadia, no município de Lucas do Rio Verde.

Segundo Granja, o objetivo principal de sua atuação na CSOB é a construção de caminhos para a evolução do setor de biodiesel e a palavra-chave é a previsibilidade.

“Buscaremos sempre o bem em comum, desenvolver o Setor Agroindustrial e o Brasil. Quando se trabalha com commodities, um dos gargalos é a expectativa de mercado e é isso que se quer com um Marco Regulatório que dê previsibilidade de mercado e guie os próximos investimentos do setor”, explica Granja.