Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, reuniu-se com o senador Donizeti Nogueira juntamente com representantes de empresas e do governo estadual de Tocantins, nesta quinta-feira (5), em Brasília.Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, nesta quarta-feira (5), o senador Donizeti Nogueira (PT-TO), o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, e o presidente do Conselho Superior da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Juan Diego Ferrés, destacaram a importância da evolução do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) para a agricultura familiar.

Por meio do Selo Combustível Social, os agricultores têm acesso a assistência técnica e capacitação. A medida também garante a aquisição prioritária de matérias-primas da agricultura familiar para a produção de biodiesel.

“Hoje, 99% do volume de biodiesel comercializado vem de indústrias detentoras do Selo Combustível Social. Só em 2014, o programa movimentou R$ 3,2 bilhões em aquisições de matéria-prima da agricultura familiar, mostrando a relevância do PNPB para a inclusão produtiva e geração de renda no campo”, destacou Ferrés.

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, apontou também a necessidade de organização dos agricultores familiares para aproveitar os benefícios que o programa pode gerar. “O programa de biodiesel é de suma importância para a agricultura familiar do Brasil inteiro, mas, especialmente no Tocantins, porque nós temos cerca de 55 mil estabelecimentos de agricultores familiares. Hoje, nós conseguimos atender 20 mil famílias. Mas nem todas estão inseridas num programa social com um alcance como este, que se coloca como uma possibilidade real”.

Para o senador Donizeti Nogueira, a reunião foi positiva e o PNPB também desempenha um importante papel na agregação de valor na agricultura. “O programa de biodiesel é real, é relevante e o Selo Combustível Social pode possibilitar uma inclusão ainda maior da agricultura familiar na produção de matérias-primas para o biodiesel. Nós saímos otimistas desta audiência com o ministro Patrus Ananias, que é um ministro comprometido com a inclusão social”.


print