O Prosa Rural desta semana traz como tema “Agroenergia: a agricultura como fonte de energia limpa e renovável”, esclarecendo aos ouvintes e ao produtor questões que têm muito a ver com a modernidade, como por exemplo, sua importância e de que maneira os agricultores familiares das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste poderão produzir matéria-prima para os biocombustíveis.

O programa inclui uma entrevista com o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld. O pesquisador explica que o pequeno produtor não deve parar de produzir alimentos para produzir matérias-primas utilizadas na fabricação do biodiesel. “É importante que o pequeno produtor continue produzindo alimentos que vão garantir o sustento da sua família”, salienta.

De acordo com Sundfeld, a produção de matérias-primas para biodiesel é viável para aumentar a renda do pequeno produtor, para investir na sua própria propriedade. Sundfeld ressalta que as indústrias exigem uma quantidade de matéria-prima bastante elevada e que nenhum produtor sozinho pode garantir. “É importante um arranjo produtivo local”, enfatiza.

Normalmente, os pequenos produtores se juntam em cooperativas para garantir o fornecimento do volume de produção que a indústria requer. Ao fazerem isso, também adquirem maior poder de negociação no momento de definir o preço das mercadorias.Com o programa, os ouvintes vão conhecer mais um serviço da Embrapa que, em breve, estará disponível na internet: a árvore do conhecimento de agroenergia. Essa tecnologia é um sistema em que o produtor pode encontrar informações sobre vários produtos e temas pesquisados pela Empresa, como a agroenergia. Quem traz mais detalhes sobre esse recurso online é o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, José Gilberto Jardine.