A frota de ônibus da capital mato-grossense pode passar a utilizar um combustível mais limpo em breve, segundo o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes. Na última segunda-feira (11), o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, apresentou a Mendes o projeto da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) que estimula o uso de 20% de biodiesel no diesel (B20) que abastece o transporte urbano das grandes cidades brasileiras.

Além dos benefícios ambientais proporcionados pelo uso do biodiesel, combustível limpo e renovável isento de enxofre, Ribeiro abordou as vantagens econômicas relacionadas ao uso do biodiesel.

Fortalecimento da agricultura familiar da região, custo de matéria-prima, já que o Mato Grosso é o maior estado produtor de soja, eficiência da indústria e competitividade logística do combustível renovável em relação ao diesel fóssil foram alguns pontos abordados e que despertaram o interesse do prefeito de Cuiabá, que afirmou já estar conversando com os empresários do setor para viabilizar a adoção do B20.

“O projeto é importante, tem apelo tanto econômico, quanto social, e já estamos dando encaminhamento para ampliar o uso do biodiesel e tornar o transporte mais sustentável”, afirmou Mauro Mendes.

O prefeito também confirmou presença no Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras. Organizado pela Ubrabio e pela Embrapa Agroenergia, o evento vai reunir em Brasília, no dia 21 de maio, as prefeituras das 40 maiores cidades brasileiras para debater o uso do B20 na frota de transporte urbano desses municípios.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população das regiões metropolitanas diminuindo a poluição causada pela queima de combustíveis fósseis.

 

 

 

 

Sobre o B20 Metropolitano

O uso do B20 no transporte público das regiões metropolitanas, o chamado B20 Metropolitano, vem sendo incentivado pela Ubrabio desde sua fundação, em 2007, pois o uso deste biocombustível tem ação efetiva na qualidade do meio ambiente.