imprimir

Na próxima semana, Belo Horizonte-MG vai sediar o Workshop de Alinhamento da Plataforma Mineira de Bioquerosene, realizado pelo governo de Minas Grais, com apoio da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as instituições envolvidas no desenvolvimento da cadeia deste biocombustível.

O evento acontece nos dias 28 e 29 de abril, e contará com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso; da reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima, da Coordenação de Biocombustível do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Haroldo Bezerra e do prefeito do município de Luz-MG, Ailton Duarte, entre outros.

Na terça-feira (28), pela manhã, o diretor de Biocombustíveis de Aviação da Ubrabio,Pedro Scorza, fará uma apresentação sobre a Plataforma Brasileira de Bioquerosene. A programação também inclui grupos de trabalho que discutirão ações necessárias para a consolidação da Plataforma Mineira de Bioquerosene, dentro dos temas: Meio Ambiente; Cadeia Produtiva da Macaúba; Exigências de Certificação e Sustentabilidade; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Tecnologia da Informação e Comunicação.

“O objetivo é estruturar uma nova cadeia de valor – os combustíveis renováveis de aviação. Depois do sucesso do etanol e do biodiesel, o bioquerosene deve ser o próximo passo do Brasil na utilização de combustíveis renováveis”, explica Pedro Scorza, que também é representante da Gol Linhas Aéreas.

Sobre a Plataforma

A Plataforma Mineira de Bioquerosene coordena a implantação da cadeia produtiva do combustível para aviação no Estado. O grupo é composto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), importantes empresas de aviação civil, como a Boeing, a Embraer, a Gol Linhas Aéreas e a GE do Brasil, e a International Air Transport Association (Iata), além de agências de pesquisa e fomento, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cidades podem melhorar qualidade do ar

Desde sua criação, em 2007, a Ubrabio atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor de biodiesel e bioquerosene.

Com o objetivo de sensibilizar os prefeitos das grandes cidades brasileiras quanto à necessidade de reduzir as emissões provenientes do diesel fóssil que abastece sua frota de ônibus, a entidade também realizará em parceria com a Embrapa Agroenergia o Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras. O B20, ou seja, a mistura de 20% de biodiesel, combustível limpo e renovável isento de enxofre, no diesel fóssil, pode melhorar a qualidade do ar das metrópoles brasileiras. Evento acontece em Brasília, no dia 21 de maio.

Serviço: Workshop de Alinhamento da Plataforma Mineira de Bioquerosene

Quando: 28 e 29 de abril de 2015
Onde: Plenária – 9º andar do Prédio Minas – Cidade Administrativa de Minas Gerais, rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4143 Serra Verde – Belo Horizonte-MG

Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras

Quando: 21 de maio de 2015 (quinta-feira), das 9h às 14h
Onde: Centro de Eventos Brasil 21 – Complexo Brasil 21. SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul. Brasília-DF.
Inscrições: as solicitações devem ser feitas pelo email eventos@ubrabio.com.br

Leia também:

CMA aprova Programa Nacional de Bioquerosene

Dores do Indaiá será polo de produção de macaúba para bioquerosene de aviação