A edição deste ano dá prosseguimento aos trabalhos de acompanhamento e análise do comportamento dos preços do petróleo, gás natural e combustíveis nos mercados nacional e internacional realizados no âmbito da Coordenadoria de Defesa da Concorrência (CDC) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na Parte I, sobre o mercado internacional, além da análise dos preços do petróleo, gás natural e etanol, o estudo traz uma reflexão acerca dos 40 anos do primeiro choque de petróleo, enfatizando as principais transformações verificadas no mercado ao longo desse período (1973-2013), bem como o papel conferido à OPEP na atualidade.

Na Parte II, referente ao mercado nacional, são examinados o comportamento dos preços dos combustíveis automotivos líquidos e os dados da balança comercial brasileira e do comércio externo de petróleo, derivados, gás natural e biocombustíveis. Como destaque, o Boletim Anual de Preços de 2014 apresenta também uma análise específica acerca da formação dos preços dos combustíveis automotivos e seu impacto nos índices de inflação

Boletim Anual de Preços de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis nos Mercados Nacional e Internacional