Os voos entre Recife e Fernando de Noronha serão feitos com biocombustível a partir de dezembro, informa a companhia aérea Gol. Será a primeira vez que o combustível “verde” será usado em uma rota comercial fixa.

O novo combustível é uma mistura de querosene de petróleo com bioquerosene produzido a partir da cana-de-açúcar. Inicialmente, esse biocombustível será levado de São Paulo, único Estado produtor.

É possível adicionar uma proporação de até 10% de biocombustível ao combustível comum usado nos aviões. Segundo a Gol, isso deve diminuir em 30% as emissões de dióxido de carbono (CO²).

“Ao longo de 2013, com medidas para redução de consumo de combustível, a companhia deixou de emitir mais de 12 mil toneladas de carbono”, afirma a empresa. Até o final de julho, a empresa operou mais de 200 voos com biocombustível.

Fabricantes de aviões, companhias aéreas e produtoras de combustível apostam que, até 2016, outras rotas comerciais passem a adotar biocombustíveis, e que o Brasil, assim, se torne o primeiro país a explorar opções menos poluentes em grande escala.

Agência deve liberar combustível em outubro

Em agosto, a Amyris, empresa do segmento combustíveis e químicos renováveis, e a Total, fornecedora de energia, conseguiram um certificado internacional para o bioquerosene feito a partir da cana-de-açúcar.

Agora, as duas aguardam a liberação para comercializar o bioquerosene de aviação. A previsão é que até outubro isso seja liberado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

As empresas negociam, também, abatimentos no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na comercialização do biocombustível para incentivar o setor aéreo. Afinal, o litro do bioquerosene custa 30% a mais que o combustível comum usado pela aviação.

Biorefinaria em Pernambuco

A expectativa é que o bioquerosene passe a ser produzido em Pernambuco até 2016.

A implantação de uma refinaria de biocombustível no Estado é estimada em R$ 100 milhões e o setor sucroalcooleiro já se mostrou interessado no investimento, segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Carlos Cavalcanti.

O possível local da biorefinaria ainda não foi definido, mas cogita-se que uma opção estudada seja a área do porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho.

Bicicleta elétrica para turistas de Noronha

A Gol conta com o apoio do programa Noronha Carbono Neutro, do governo do Estado de Pernambuco, que tem por objetivo reduzir as emissões de dióxido de carbono em Fernando de Noronha.

A companhia aérea também vai oferecer 50 bicicletas elétricas para os turistas no arquipélago; 20 já estão disponíveis para uso.