Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de biodiesel no Tocantins, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a empresa produtora de biodiesel, Granol, apresentam nesta quinta-feira, 06, às 09 horas, o projeto de implantação de um polo de produção no segmento no município de Dois Irmãos. A apresentação é voltada às autoridades e produtores da região e acontece na Câmara Municipal de Dois Irmãos.

O projeto foi elaborado em atendimento à demanda de produtores do município. Embora a região tenha condições de solo e clima favoráveis ao cultivo de oleaginosas, ainda assim, no período da tarde, os técnicos visitarão as propriedades de produtores em potencial para identificar melhor as condições. O projeto é voltado a produtores da agricultura familiar aptos ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, reafirmou a necessidade de tratar a agricultura familiar com muito carinho e apontou como será a ação da pasta em função disso. “Nós vamos estimular os produtores para adesão à cadeia produtiva do biodiesel através de uma série de medidas vantajosas como a capacitação técnica, o selo biodiesel social e parcerias com empresas e instituições que contribuam para uma melhor gestão da produção”, disse Marzola.

O Biodiesel é uma fonte de energia renovável, fabricado através de um processo químico chamado transesterificação, no qual a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos: ésteres, o nome químico do biodiesel, e glicerina, produto valorizado no mercado de sabões.