Percebem-se, por intermédio da produção e do uso do biodiesel no Brasil, melhorias sensíveis na qualidade do ar respirado nos centros urbanos e nas emissões de gases de efeito estufa

A versão eletrônica do relatório dos benefícios ambientais da produção e do uso do biodiesel já está disponível no portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O documento final foi apresentado pelo grupo temático da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, no dia 16 de outubro do ano passado, em Brasília.

Para o coordenador-geral de Agroenergia da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, João Abreu, a evolução do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) vem proporcionando a conquista de benefícios por toda a sociedade brasileira. “Do ponto de vista social e econômico, os benefícios já eram conhecidos. Faltava ainda um estudo que ressaltasse as vantagens ambientais. Este trabalho veio suprir esta lacuna”.

Apesar de recente, o setor do biodiesel já dissemina para toda a sociedade diversos benefícios, entre eles o de cunho ambiental. O sebo bovino e o óleo de cozinha usado são matérias-primas que contribuem significativamente para a produção desse biocombustível.

Percebem-se, por intermédio da produção e do uso do biodiesel no Brasil, melhorias sensíveis na qualidade do ar respirado nos centros urbanos e nas emissões de gases de efeito estufa. A emissão de materiais particulados e outras substâncias malignas à saúde do ser humano também são reduzidas.

Estima-se que, no caso da qualidade do ar respirado, haja uma diminuição das emissões da ordem de 70% quando considerado o ciclo de vida do biodiesel puro, enquanto que na emissão de gases de efeito estufa, percebe-se sensível melhoria na qualidade do ar das grandes cidades em virtude da redução de envios de materiais particulados, hidrocarbonetos e monóxido de carbono à atmosfera.

Clique aqui para acessar o relatório do Benefícios ambientais da produção e do uso do biodiesel.