Há 24 nos no mercado, a Fiagril, empresa genuinamente mato-grossense, é considerada a maior empresa do ramo de insumos e armazenagem de grãos do Estado, referência para o agronegócio.

Criada inicialmente para comercializar produtos agroquímicos e prestar assistência especializada aos produtores rurais, hoje a Fiagril é composta pelas empresas Fiagril Participações S.A. (controladora), Fiagril Comércio e Representações Ltda e Fiagril Agromercantil Ltda (controladas).

“Desde o início, o projeto da empresa foi considerado ousado porque ainda não tínhamos experiências de boa agricultura no cerrado. E um dos principais motivos do sucesso da empresa com certeza foi o empenho em garantir qualidade de serviços, tecnologia e credibilidade. Todo este trabalho é recompensado neste momento em que Mato Grosso se destaca no setor”, conta o diretor executivo da Fiagril, Jaime Alfredo Binsfeld.

A rede criada pela empresa conta hoje com 10 unidades de armazéns – com a capacidade para 6.500 toneladas –, 12 lojas de vendas de insumos agropecuários e uma fábrica de biodiesel – com capacidade de produção de 200 milhões de litros. Alçando novos voos, a Fiagril também abriu uma unidade de armazenamento – para 60 mil toneladas – e quatro lojas de revenda de insumos em Tocantins.

“Agora nossos novos desafios vêm das parcerias que firmamos com empresas para a produção de semente de milho e soja, na região de fronteira entre Minas Gerais e Goiás e uma parceria firmada com uma empresa de logística, voltada para o escoamento da safra no norte do Brasil”, destaca Jaime.

Outro ponto bastante positivo da Fiagril é a sua preocupação com a sustentabilidade. A empresa conta com diversos projetos socioambientais nas regiões onde possui unidades. O primeiro projeto promovido pela empresa teve início em Lucas do Rio Verde com o nome de Lucas Legal, a partir do qual toda a região margeada por rios foi recuperada pela empresa. O modelo deu tão certo que após a sua implantação foi copiado em todo o estado com o nome de Mato Grosso Legal, e depois disso foi copiado em outros estados.

“Com o sucesso deste primeiro projeto, nós percebemos que podíamos fazer ainda mais para garantir uma vida melhor à comunidade onde estamos inseridos, e desta forma nós desenvolvemos inúmeros projetos de cunho ambiental”, pontua o executivo.

A empresa possui ainda uma coleta de resíduos de óleo de cozinha já utilizados, que se busca nas casas com uma moto adaptada, evitando que o produto seja descartado de maneira inadequada.

Além disso, a Fiagril disponibiliza diversos cursos à comunidade, dos quais o mais procurado atualmente é a capacitação em Equipamento de Proteção Individual (EPI) no campo. “Esta capacitação visa auxiliar os pequenos produtores para que não haja incidentes durante o trabalho, principalmente com resíduos químicos. Investir na comunidade é investir na empresa, e esta consciência sempre foi o foco da nossa empresa”, sintetiza Jaime.