HíbridoBR traz tecnologia 100% nacional e promete redução de um quinto no consumo de combustível

A Mercedes-Benz já iniciou as vendas do HíbridoBR, ônibus híbrido desenvolvido com tecnologia totalmente brasileira. O veículo é tracionado por um motor elétrico que trabalha em parceria com geradores ou com um motor a diesel e será a grande atração do estante da marca alemã no Transpúblico 2013, feira de produtos e serviços para transporte coletivo urbano que acontece de 3 a 5 de julho em São Paulo.

O projeto foi desenvolvido pela Mercedes-Benz em parceria com a empresa brasileira Eletra, especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica e já recebeu encomendas para as primeiras unidades. A cliente é a Metra, empresa de transporte urbano de passageiros que atua no ABC paulista.

O funcionamento do HíbridoBR é complexo. São dois geradores a diesel, biodiesel ou diesel de cana, um desenvolvido pela Mercedes-Benz e outro pela brasileira empresa brasileira WEC, que alimentam o motor elétrico. Desta forma, os propulsores a combustão trabalham em rotação constante enquanto a tração do ônibus é realizada pelo motor elétrico.

As vantagens do sistema são inúmeras. Além da redução de consumo de combustível, que é de cerca de 20%, o ruído também é reduzido, assim como os trancos no veículo. A emissão de poluentes diminui em até 95%, segundo a companhia alemã.

O sistema conta com a função regenerativa de frenagens, absorvendo parte da energia gasta nos freios e armazenando-a nas baterias. Essas são compostas por chumbo ácido e, além de serem 100% recicladas, são fabricadas no Brasil . O HíbridoBR ainda vêm com suspensão pneumática integral e, curiosamente, não tem câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera em condição ideal, com aceleração controlada. Em tempos de queixas sobre a qualidade do transporte público, o HíbridoBR não deixa de ser uma boa notícia.

Fonte: Autoo