O Físico e professor da UnB, trabalhou no desenvolvimento dos motores a álcool no governo Geisel, após a disparada nos preços do petróleo nos anos 70

O físico José Walter Bautista Vidal, idealizador do Programa Nacional do Álcool, o Proálcool, faleceu anteontem, em Brasília, aos 78 anos. Também professor da Universidade de Brasília (UnB), Bautista Vidal, como era chamado, tinha 78 anos e sofria do Mal de Alzheimer. Ele estava internado no Hospital Santa Luzia havia um mês e apresentava um quadro de complicações renais. O corpo do professor será cremado na segunda-feira. Criado nos anos 70 para reduzir a dependência que a economia brasileira tinha do petróleo, o Proálcool previa a concessão de incentivos fiscais e empréstimos com juros reduzidos aos produtores de cana-de-açúcar e a montadores que investissem em veículos com motores movidos a álcool.

Com isso, no início dos anos 90, mais de 6 milhões de carros brasileiros (60% da frota) usavam esse combustível em vez de gasolina. No entanto, o preço do petróleo recuou nos anos 90, o que reduziu a diferença entre os custos da gasolina e do álcool no mercado.

Além disso, muitos usineiros passaram a priorizar a produção de açúcar para o mercado externo, o que fez com que os veículos movidos a álcool perdessem espaço. Somente no início dos anos 2000, com uma nova alta do petróleo, as montadoras passaram a colocar no mercado veículos flex, que utilizam tanto gasolina quanto álcool.

Ao lado do professor Urbano Ernesto Stumpf, que morreu em 1998, Vidal trabalhou no desenvolvimento dos motores a álcool. O professor também se dedicou a projetos para o desenvolvimento de biodiesel no mercado nacional. Ele acreditava que o Brasil podia se tornar uma das maiores potências energéticas do mundo e uma referência no uso de energias renováveis.

Bautista Vidal escreveu uma série de livros, muitos deles contando sua experiência durante o desenvolvimento do Proálcool, e ocupou cargos de confiança nos governos estadual e federal. Ele foi secretário de Ciência e Tecnologia do governo da Bahia e ocupou esse mesmo cargo na esfera federal, nos governos dos presidentes Ernesto Geisel e José Sarney. Além da UnB, Vidal lecionou na Universidade Federal da Bahia e na Unicamp.

GIVALDO BARBOSA/26-3-2007 Livros. Bautista Vidal, em sua casa. Professor da UnB, ele lecionou também na Universidade da Bahia e na Unicamp