As entregas de biodiesel pelas usinas às distribuidoras de combustíveis aumentaram 15,4% no primeiro bimestre de 2013, ante o mesmo período do ano passado. Ao todo, a comercialização via leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) totalizou 455.490 m³ nos dois primeiros meses do ano, em comparação a 394.627 m³ em janeiro e fevereiro de 2012.

Os principais estados produtores foram Rio Grande do Sul, com participação de 28%, Goiás e Mato Grosso, com 21% e 12%, respectivamente. O Centro-Oeste se destaca com 41% da produção nacional, seguido das regiões Sul (33%) e Sudeste (12%).

Em termos de matérias-primas, as primeiras informações, de janeiro de 2013, mostram que o óleo de soja respondeu por 67% da produção biodiesel, seguido do sebo bovino (22%) e do óleo de algodão (5%).

Os dados de vendas de diesel B (este é composto por 95% de diesel A e 5% de biodiesel) pelas distribuidoras, disponíveis para janeiro de 2013, mostram tendência de elevação no consumo de combustíveis no País. Em janeiro, o consumo nacional de diesel B chegou a 4,4 bilhões de litros, um aumento de 13,2% em relação a janeiro de 2012.

De acordo com análise da ABIOVE, os preços registraram a elevação média de 5,4% em janeiro e fevereiro, em comparação com igual período de 2012. A alta se deve, principalmente, à manutenção de preços elevados do óleo de soja no período que antecedeu a safra brasileira da oleaginosa. O preço médio pago pelo litro de biodiesel, em 2013, é de R$ 2,38.

Os preços do mercado de diesel mineral subiram mais acentuadamente nos primeiros dois meses de 2013, em comparação com o mesmo período de 2012. Houve aumento de 8,8% nos preços pagos às refinarias, de 7,8% nos preços pagos às distribuidoras de combustíveis e de 8,1% nos preços pagos pelo consumidor. Segundo a ANP, em fevereiro de 2013, o consumidor brasileiro pagou, em média, R$ 2,25 pelo litro do diesel B na bomba. Já os preços do diesel importado subiram 13,5%, em função, basicamente, da diferença cambial do período.

A segunda edição do relatório “Análise Mensal do Mercado de Biodiesel”, elaborado pela ABIOVE, está disponível no site www.abiove.org.br, na seção “Estudos e Publicações”. As planilhas com as estatísticas atualizadas do setor encontram-se na seção “Estatística”. O relatório é publicado na última semana de cada mês, com o objetivo de fornecer ao mercado informações setoriais de produção, consumo, uso de matérias-primas e preços praticados no Brasil


print