A americana Propel Fuels, varejista do setor de combustíveis renováveis e provedora de soluções limpas, e a Solazyme, Inc. (NASDAQ: SZYM), fabricante de óleos renováveis e bioprodutos, anunciaram os resultados de vendas e pesquisa que avaliam os 30 primeiros dias do projeto-piloto que levou, pela primeira vez, combustível renovável à base de microalgas às bombas dos postos norte-americanos.

Os resultados da pesquisa mostram que: consumidores preferem os benefícios ambientais dos combustíveis renováveis em comparação aos dos convencionais; comprariam mais, se houvesse maior disponibilidade, e estão dispostos até mesmo a pagar um preço maior. O projeto levou às Estações de Combustível Limpo da Propel Fuels o combustível à base de microalgas Soladiesel em mistura com o B20, para os consumidores das cidades de Redwood, San Jose, Berkeley e Oakland, todas na Califórnia.

Em pesquisa feita com consumidores, 92% dos participantes disseram estar mais propensos a comprar combustível derivado de microalgas devido aos seus benefícios ambientais; 70% indicaram que comprariam combustível com mais frequência, se ele fosse derivado de microalgas, e aproximadamente 40% estão dispostos a pagar um preço maior por combustível que gere benefícios ambientais.

Os resultados de vendas refletem o entusiasmo indicado na pesquisa. O volume de vendas dos postos da Propel que ofereceram combustível à base de microalgas aumentaram 35% em comparação aos postos que não participaram do projeto-piloto. “Nossos combustíveis já foram testados com sucesso em veículos de frota, militares, assim como no primeiro voo comercial nos EUA utilizando biocombustível”, diz Bob Ames, Vice-Presidente de Combustíveis da Solazyme.

“O sucesso do projeto-piloto com a Propel revela ainda um grande interesse do consumidor pelas melhores performances e propriedades ambientais do Soladiesel”, acrescenta Ames. A alta qualidade do SoladieselBD, biocombústivel à base de microalgas da Solazyme, atende ou supera as especificações de qualidade da Sociedade Americana para Testes e Materiais (ASTM*, sigla em inglês) e já demonstrou desempenho superior com temperaturas menores, além de seus benefícios ambientais.

A Life Cycle Associates, empresa independente que mede os gases de efeito estufa, estabeleceu que o Soladiesel® reduz de 85 a 93% as emissões de gases de efeito estufa, em comparação ao diesel convencional à base de petróleo. Além disso, testes realizados pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL, sigla em inglês) mostram que, em uma mistura de 20%, o SoladieselBD tem desempenho significativamente superior ao diesel, com teor de ultrabaixo de enxofre em termos de hidrocarbonetos totais (THC), monóxido de carbono (CO) e matéria particulada medidos no escapamento. Isso representa reduções de aproximadamente 30% de particulados, 20% de CO e aproximadamente 10% de THC.

“A Propel tem o compromisso de fornecer aos motoristas uma genuína escolha na bomba, levando ao mercado os melhores e mais sustentáveis combustíveis do mundo”, comenta Matt Horton, CEO da Propel Fuels. “Os resultados mostram forte preferência por combustível à base de microalgas e estamos empolgados com nossa parceria com a Solazyme para oferecer aos nossos clientes a oportunidade de serem os primeiros no país a comprar esse biocombustível da próxima geração.”