A FAPESP e a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) abrem a primeira chamada para seleção de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação assinado pelas instituições em novembro de 2012. Publicada simultaneamente pela FAPESP e pela NWO, a chamada tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que envolvam o intercâmbio de pesquisadores da Holanda e de instituições de ensino e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A chamada apoiará projetos de pesquisa em bioeconomia nos seguintes temas: “Melhoria na produção agrícola”; “Agricultura sustentável”, “Biorrefinarias”; “Conversão de biomassa em biocombustíveis”.

NWO e FAPESP pretendem selecionar de cinco a sete propostas. A FAPESP concederá o equivalente a 140 mil euros para cada proposta selecionada do Estado de São Paulo. A NWO destinará até 300 mil euros para cada proposta selecionada pela instituição holandesa.

Os projetos de pesquisa devem ser submetidos para a linha de fomento Auxílio à Pesquisa Regular na FAPESP e poderão ser conduzidos em até quatro anos. As propostas serão recebidas até o dia 23 de maio, às 8h59 (horário de Brasília).

Mais informações sobre a chamada (texto em inglês).