A Assembleia Geral da ONU estabeleceu na terça-feira, 22 de janeiro, um grupo de trabalho para criar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma série de metas para reduzir a pobreza, promover o avanço social e proteger o meio ambiente.

A criação deste grupo é um resultado direto do compromisso assumido pelos governos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Durante a conferência, os governos concordaram em estabelecer um conjunto de metas para ajudar na implementação do desenvolvimento sustentável, e como base serão usados os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo de implementação acaba em 2015.

Os ODS deverão orientar os países na obtenção de resultados específicos dentro de um período de tempo a ser determinado, como, por exemplo, no acesso universal a energia sustentável e água limpa para todos. O documento final da Rio+20, intitulado O Futuro que Queremos, também estabelece que os ODS sejam integrados à agenda de desenvolvimento das Nações Unidas pós-2015.

O grupo de trabalho de 30 membros é composto por países de todas as regiões do mundo, e vai preparar um relatório sobre os ODS para que a Assembleia Geral da ONU possa discuti-lo em sua 68ª sessão, que terá início em setembro.


print