A necessidade de um novo marco regulatório e o Programa Reintegra foram pauta da conversa.

Ontem (11), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerose – Ubrabio foi recebida pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Dr. Mauro Borges Lemos. No encontro foram apresentadas as reivindicações na defesa do novo marco regulatório do biodiesel; da falta de estímulo à exportação e a inclusão do farelo de soja no Programa Reintegra.

O referido programa prevê a desoneração de resíduos de tributos indiretos (Cide, IOF, PIS, Cofins, etc.) sobre os produtos industrializados brasileiros exportados. O objetivo da inclusão do farelo de soja é melhorar a competitividade da indústria brasileira e ampliar a capacidade de retenção desta matéria-prima para processamento local.

De acordo com o presidente da Ubrabio, Dr. Odacir Klein, “O presidente da ABDI foi muito sensível quanto à importância do novo marco regulatório, inclusive, no sentido de assessorar o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para que ele possa atuar em defesa da reivindicação em nível de colegiado ministerial”, disse.
Além do apoio no sentido de defender o novo marco regulatório, o representante da ABDI concluiu que a reivindicação que visa incluir o farelo de soja no Programa Reintegra é coerente, e que o assunto será analisado com muita simpatia.

Segundo o presidente da Ubrabio: “A inclusão do farelo no Reintegra seria uma maneira de estimular a industrialização, diminuindo o volume de soja in natura exportada a ser processada na China. O aumento da oferta do insumo para rações estimularia à produção de proteínas animais com positivos reflexos na economia, no mercado interno e nas exportações” afirmou Odacir.