A Ubrabio participou esta semana do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, realizado entre os dias 16 e 19 no Centro de Convenções da capital baiana. O congresso aconteceu simultaneamente ao 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel e teve como tema “Biodiesel, Inovação e Desenvolvimento Regional”.
A Ubrabio marcou presença no encontro, considerado o principal evento técnico na área, com a palestra intitulada “Biodiesel: panorama e oportunidades” proferida pelo executivo da Camera (empresa associada à Ubrabio, uma das maiores do agronegócio do Sul do país, com capacidade de produção de mais de 363 milhões de litros de biodiesel por ano), João Artur Manjabosco. A mesa redonda contou ainda com a mediação do consultor técnico da Ubrabio, especialista em qualidade, Professor Donato Aranda.
Manjabosco, que integra ainda a diretoria do Sindicato da Indústria de Biodiesel e Biocombustíveis do Rio Grande do Sul (Sindibio – RS) e é um dos correspondentes no Brasil do World Biodiesel Price, ressaltou durante a apresentação os benefícios já atingidos com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e os que ainda virão com o aumento da mistura obrigatória a partir do novo marco regulatório.
Segundo o consultor Donato Aranda, todas as exposições deixaram claro que não existe qualquer restrição técnica ao uso de teores elevados de biodiesel.