O presidente da Ubrabio, Odacir Klein, participou nesta terça-feira (03/04) da solenidade que anunciou novas medidas para o Plano Brasil Maior e instalou os Conselhos Setoriais de Competitividade. Durante o evento, realizado no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff fez questão de ficar ao lado dos representantes dos 19 conselhos recém criados. Klein representa o Conselho de Energias Renováveis.
Segundo ele, a criação destas câmaras para discutir a questão da competitividade com a iniciativa privada já é muito positiva, pois demonstra o interesse do governo em dialogar e, principalmente, em buscar soluções para o setor.
“No caso do biodiesel, comparando Brasil e Argentina, por exemplo, vemos a indústria brasileira com capacidade ociosa e sem condições competitivas para exportar, enquanto a Argentina abastece seu mercado interno e ainda fornece biodiesel a outros países. A criação de um conselho desta natureza pode ajudar a solucionar a questão da capacidade industrial brasileira, estimular a geração de empregos, fortalecer a agricultura familiar e ainda gerar a possibilidade de abertura do setor ao mercado externo”, afirmou o presidente da Ubrabio.
A ideia do governo com o anúncio do pacote de medidas é estimular os investimentos públicos e privados e aumentar a competitividade da indústria brasileira. A presidenta Dilma Rousseff destacou também em seu discurso que “os vários regimes especiais de tributação, que, embora foquem diferentes segmentos produtivos e criem diferentes incentivos, estão todos voltados para o mesmo propósito: desonerar a produção industrial e reduzir o custo para quem investe e gera empregos”.