imprimir

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) sediou a segunda reunião preparatória para o maior evento nacional na área de produção do biodiesel, que reunirá em Salvador (BA), de 16 a 19 de abril, o 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB) e o 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Durante o encontro, realizado nos dias 8 e 9 de março, foram selecionados os trabalhos que serão apresentados no encontro.

Cerca de mil trabalhos foram encaminhados em sete categorias correspondentes a diferentes etapas da cadeia produtiva: Matéria-prima; Produção de biodiesel; Caracterização e controle de qualidade; Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados; Coprodutos; Uso de Biodiesel, e, Políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Tendo este ano o tema central Biodiesel, Inovação e Desenvolvimento Regional, o evento reúne palestras, mesas redondas, reuniões técnicas, simpósios, seminário e simpósios específicos para técnicos e agricultores.

Segundo o presidente do Congresso, Pedro Castro Neto, a grande procura revelou o crescimento do número de pesquisadores na área e também surpreendeu pelo alto nível das pesquisas. “A maior parte será apresentada em pôsteres, e os trabalhos mais inovadores foram indicados para as comunicações orais”, explica Castro Neto.

Também já estão confirmados para os seminários e simpósios pesquisadores de renome do Brasil e do exterior, incluindo representantes do Reino Unido, Espanha e Alemanha.

Para a abertura, confirmaram presença o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; o governador da Bahia, Jacques Wagner; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTI; o diretor do departamento de combustíveis renováveis do Ministério das Minas e Energia, Ricardo Dornelles; o Secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Paulo Câmera, e o representante da Casa Civil da Presidência da República, Rodrigo Rodrigues.

Este ano, o congresso também terá o lançamento de um livro: Reologia na Indústria de Biocombustíveis, de Ana Lúcia Gabas, Rafael Siva Menezes e Javier Telis Romero.

Mais informações e inscrições no site http://oleo.ufla.br/site/evento

Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia