Este ano as atenções de todo o mundo devem voltar-se para o aumento do acesso à energia renovável, limpa de poluentes. O motivo é a declaração da Assembléia Geral da Nações Unidas que anunciou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustetentável para Todos.

A energia está diretamente relacionada com serviços como saúde, educação, mobilidade, segurança alimentar e diversos outros aspectos necessários à qualidade de vida. Energia limpa auxilia no desenvolvimento, mas segundo as Nações Unidas, 1,4 bilhão de pessoas ainda não têm acesso às fontes modernas.

Ao considerar o fator sustentabilidade da cadeia produtiva do biodiesel, a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) destaca a importância do biocombustível na matriz energética do País e afirma os benefícios ambientais, sociais e econômicos agregados à sua utilização.

No Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, reafirma-se o compromisso de trabalhar para que, cada vez mais, o setor do biodiesel represente uma solução energética consolidada e abrangente com múltiplas externalidades positivas.

O objetivo é aumentar o ganho de benefícios socioeconômicos, ambientais e de saúde pública para a nação, visando a implementação imediata da mistura B7 (7% de biodisel adicionado ao diesel comum) e do Biodiesel Metropolitano – B20, e o aumento gradativo da mistura B7 para a B20 a nível nacional durante esta década.