O novo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Florival Rodrigues Carvalho está respondendo pela agência reguladora desde o dia 26 de dezembro (segunda-feira). Decisão tomada pela diretoria do órgão regulador concede ao diretor poderes para presidir as reuniões colegiadas e praticar atos administrativos, até que seja designado a oficialidade do cargo pelo governo federal.

Após a saída do diretor-geral Haroldo Lima, que completou seu segundo mandato no último dia 11 de dezembro (domingo). Cuja despedida foi no dia 1º de dezembro (quinta-feira) com a presença maciça de autoridades, políticos e os funcionários da ANP. Ocasião, em que foi aplaudido de pé pela condução do cargo frente a agência e por toda a sua história política de serviços dedicados ao Brasil.

Assim como Haroldo Lima, Florival Rodrigues Carvalho também pertence às fileiras do PC do B. O diretor tem especialização em Engenharia de Segurança e mestrado e doutorado em Engenharia Química, mesma área de sua graduação. É professor adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco desde 1996, e está cedido, desde 2007, à ANP, onde ocupa cargo de superintendente de planejamento e pesquisa.