Para isso, a associação irá impor uma obrigação formal de cumprir as normas de emissões da China V, equivalentes às europeias Euro V, as quais reduzem a quantidade de dióxido de enxofre libertado pelos veículos em cerca de 80% em comparação com as normas China IV, que vigoram, teoricamente, na actualidade.
“A contaminação dos automóveis é mais prejudicial para a saúde da população que a contaminação industrial, já que os automóveis estão muito mais próximos das pessoas”, alertou Cai Zhigang, responsável da Associação ambiental, citado pelo “Cinco Días”.
Segundo o mesmo, o tráfego de Xangai gera 90% das partículas orgânicas voláteis que se respiram na cidade chinesa, assim como 66% do dióxido de nitrogénio do ar.
O plano das autoridades, apresentado agora, assegura que quando entrar em prática “mais de 90% dos veículos poderão cumprir as novas normas de emissões a partir de 2014”.
Segundo o ministério da Protecção do Meio Ambiente da China, 40% das 113 maiores cidades da China, cada uma com milhões de habitantes, sofre níveis de contaminação superiores aos limites oficiais que regem as leis do meio ambiente da Ásia.