A Embrapa Agroenergia acredita que este é um momento positivo na construção que vislumbram para estabelecê-la como um centro de excelência tanto no Brasil quanto no exterior. “A Ubrabio representa a cadeia de biodiesel em todos os seus componentes, está muito bem integrada em todo processo de discussão do novo Marco Reguatório do biodiesel e é encarada por nós como um parceiro de primeira ordem, extremamente positivo e se dá a isso a nossa felicidade de poder agora, de fato, construir essa colaboração”, afirmou o chefe geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira.
A associada Biopar acredita que uma parceira entre a Embrapa e a Ubrabio eleva, de maneira direta, o nome do setor. “Uma parceria dentro da linha do agronegócio e das culturas é de suma importância. São parcerias como essa que farão o setor ter mais credibilidade”, afirmou o sócio-diretor da empresa, Nivaldo Tomazella.
Manoel Teixeira lembrou que outras interações entre a Embrapa e a Ubrabio já aconteciam em paralelo, como quando em 25 de outubro fizeram uma explanação sobre o setor do biodiesel no país para o corpo de pesquisadores e analistas. “Apresentaram um trabalho muito interessante realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Nós também já fomos conhecer o chão de fábrica de um dos membros da Ubrabio, a Granol, e iremos a outros.”
Após o encontro, representantes das duas entidades comemoraram a assinatura do termo em um almoço na sede da Embrapa Agroenergia.