Para conjugar esforços a favor da produção de biocombustíveis no Brasil, a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram hoje (08) um Termo de Cooperação que pretende definir, planejar, coordenar e executar estudos e programas destinados a fomentar, aprofundar e disponibilizar conhecimento técnico para atender as necessidades do setor. Estiveram presentes dirigentes e executivos de ambas as entidades e associados à Ubrabio.
“Estamos felizes com a parceria. Este é apenas o início de uma série de atividades”, afirmou o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes.  Segundo ele, a gestão do sistema Embrapa é focada no alcance de resultados e o aumento da interação com o setor privado irá trazer mais apoio e inovação à área do biodiesel. “Com a reestruturação na agregação de projetos de pesquisa, estamos criando o que chamamos de portifólio. O termo de cooperação assinado hoje será um deles”, explicou Arraes.
Dois convênios definem a implementação do objetivo das entidades: Cooperação Técnica e Financeira, que envolve repasses numerários, e Cooperação Técnica, que soma esforços materiais e técnicos para viabilizar a execução de projetos/subprojetos sobre pesquisa agropecuária e temas afins. Para o diretor, a Embrapa Agroenergia está no caminho certo. “O centro está se consolidando e a inteligência deve ser muito bem moldada, pois vai representar o que será feito de hoje a 20 anos. Com certeza teremos um centro de referência nacional e internacional podendo apoiar nossos trabalhos de inovação na área do biodiesel”, afirmou.
O perfil diversificado dos associados da Ubrabio foi um ponto destacado pelo Presidente do Conselho Superior da associação, Juan Diego Ferrés, ao apontar a participação das empresas em diferentes elos da cadeia produtiva do biodiesel. “Se existe algo muito palpitante nos últimos anos no Brasil, é o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). É um programa que mexe verdadeiramente com a economia do país, a macroeconomia e com a sociedade”, afirmou.

A Embrapa Agroenergia acredita que este é um momento positivo na construção que vislumbram para estabelecê-la como um centro de excelência tanto no Brasil quanto no exterior. “A Ubrabio representa a cadeia de biodiesel em todos os seus componentes, está muito bem integrada em todo processo de discussão do novo Marco Reguatório do biodiesel e é encarada por nós como um parceiro de primeira ordem, extremamente positivo e se dá a isso a nossa felicidade de poder agora, de fato, construir essa colaboração”, afirmou o chefe geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira.

Diego Ferrés disse ainda que olhando para o passado, desde os cinco anos de atuação da Ubrabio, a associação enxerga os eixos da atividade para o futuro. “Uma das questões primordias é que se utilize os potencias do país que estão em ociosidade, potenciais inaproveitados, e riqueza naturais como água, solo e mão-de-obra, sem concorrer, por exemplo, com a produção de alimentos para garantir a sustentabilidade social”, comentou.
O Diretor Administrativo e Financeiro da associada Camera e Conselheiro da Ubrabio, Fábio Magdaleno, acredita que a parceria traz boas expectativas boas para o setor. “A Embrapa se caracteriza por uma excelência mundial em termo de desenvolvimento no setor de tecnologias e agricultura. Acho que essa aproximação com a Ubrabio vai permitir que se evolua na pesquisa não só de novas tecnologias, mas também as já existentes”, comentou.

A associada Biopar acredita que uma parceira entre a Embrapa e a Ubrabio eleva, de maneira direta, o nome do setor. “Uma parceria dentro da linha do agronegócio e das culturas é de suma importância. São parcerias como essa que farão o setor ter mais credibilidade”, afirmou o sócio-diretor da empresa, Nivaldo Tomazella.

Manoel Teixeira lembrou que outras interações entre a Embrapa e a Ubrabio já aconteciam em paralelo, como quando em 25 de outubro fizeram uma explanação sobre o setor do biodiesel no país para o corpo de pesquisadores e analistas. “Apresentaram um trabalho muito interessante realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Nós também já fomos conhecer o chão de fábrica de um dos membros da Ubrabio, a Granol, e iremos a outros.”

Após o encontro, representantes das duas entidades comemoraram a assinatura do termo em um almoço na sede da Embrapa Agroenergia.