O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou até o dia 27 de novembro o prazo para as entidades privadas, sem fins lucrativos, apresentarem propostas para o chamada pública que selecionará um projeto de avaliação da inclusão social e produtiva da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).

O objetivo é avaliar as relações entre o MDA, as produtoras de biodiesel detentoras do selo combustível social, os agricultores familiares, as organizações econômicas dos produtores contratados e as representações sindicais envolvidas nos contratos.

O projeto terá três etapas, sendo a primeira a de elaboração de metodologia e instrumentos de coleta de dados para todos os agentes envolvidos no programa. A segunda será a aplicação do método e instrumentos em cada um dos arranjos das empresas detentoras do selo. A última etapa consiste na elaboração de relatórios para a Secretaria de Agricultura Familiar.

A partir dessa pesquisa, serão geradas informações que vão auxiliar a atualização das políticas públicas do MDA relacionadas ao biodiesel. A chamada está disponível na página do PNB.