“O Biodiesel e sua contribuição ao desenvolvimento brasileiro” é o nome do estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que será apresentado aos parlamentares no próximo dia 11 de maio, durante café da manhã promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista em parceria com o Grupo de Trabalho de Energias Renováveis e Biocombustíveis e a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio).

 

O estudo traça uma verdadeira radiografia, inédita e completa sobre o setor de Biodiesel, apontando dados relevantes, sobre os investimentos previstos para a área. A capacidade produtiva do setor deve quase ser triplicada até 2020.

 

O estudo realizado pela FGV Projetos mostra ainda os inúmeros benefícios da utilização de um combustível ecologicamente correto como o Biodiesel em áreas vitais ao país, como a saúde pública, a economia, o meio ambiente e a agricultura familiar.

 

Na área ambiental, o estudo demonstra que o aumento do percentual de Biodiesel a ser adicionado ao diesel convencional a taxas entre 10% e 20% contribui para reduzir significativamente a emissão de poluentes prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

 

O incremento da mistura vai gerar reflexos imediatos na saúde pública, evitando centenas de mortes e economia aos cofres públicos. Os números se tornariam ainda mais expressivos com o uso do B20.

 

Os parlamentares já foram convidados e este é um momento importante para que consigamos sensibilizar o Congresso Nacional sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva do Biodiesel.